Legislação

Por tipo de documento
Notícias
Códigos
Legislação
Jurisprudência

Por Tema
Ambiente
Constitucional
Consumo
Cultura
Desporto
Financeiro
Fiscal
Internacional
Justiça
Laboral
Militar
Saúde
União Europeia
Turismo

IIª Série
Pesquisar
TEXTO
ATO Nº DE ATO DR
DATA DE INÍCIO
    DATA DE FIM     SÉRIE  
3 registo(s)
DOCUMENTO SÉRIE DATA
IIª Série
 
II
20/07/2004
Acórdão Nº 321/2004 - O Tribunal Constitucional decide negar provimento ao recurso, confirmando a decisão recorrida no que toca à questão de constitucionalidade, pois será necessário ressalvar, pelo menos, a hipótese de a lei de alterações reproduzir as normas organicamente inconstitucionais do decreto-lei submetido à sua apreciação. Em tal caso, é inegável que a Assembleia da República assume ou adopta tais normas como suas ao mantê-las inalteradas de forma expressa e inequívoca. E, assim sendo, tais normas não podem mais ser arguidas de organicamente inconstitucionais, até porque se verifica, quanto a elas, uma novação da respectiva fonte.
IIª Série
 
II
20/07/2004
Acórdão Nº 304/2004 - O Tribunal Constitucional decide negar provimento ao recurso pois o arguido, no processo onde o depoimento é prestado nada pode opor, no estrito plano do direito infraconstitucional e verificado o consentimento expresso do depoente, à inquirição do co-arguido como testemunha. Não pode conceber-se que a eventual ofensa do disposto no artigo 133º , Nº 2, do Código de Processo Penal, por o co-arguido não ter expressado o seu consentimento, implique a violação das garantias de defesa , constitucionalmente asseguradas, do arguido que está a ser julgado no processo onde o depoimento é prestado .
IIª Série
 
II
20/07/2004
Acórdão Nº 303/2004 - O Tribunal Constitucional decide não julgar inconstitucional a norma do artigo 170º , Nº 1, do Código Penal, uma vez que a norma mencionada, na versão resultante da Lei Nº 65/1998, de 2 de Setembro, não viola a Constituição da República Portuguesa e, designadamente, não ofende os princípios enunciados no artigo 1º .Consequentemente, nega provimento ao recurso, confirmando a decisão recorrida no que se refere à questão de constitucionalidade.